Por meio de uma nota no seu site, o time do Atlético Nacional manifestou sua vontade de que a Conmebol considere a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana. O primeiro jogo da final entre as duas equipes aconteceria nesta quarta-feira (30), em Medellin.

"Por estarmos muito preocupados com a parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional pede à Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue ao Chapecoense como homenagem à sua grande perda e em homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que deixou o esporte em luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense: Campeão da Sul-Americana de 2016", apresenta a nota do time colombiano.

O voo que transportava o elenco da Chape rumo à Colômbia caiu a poucos quilômetros do aeroporto José Maria Córdova. Até o momento, 76 pessoas morreram, segundo a polícia colombiana, dentre eles 19 jogadores do time catarinense.

Segundo informações do sistema FlightRadar, a aeronave manteve uma rota dentro da esperada até a proximidade do aeroporto internacional José Maria Córdoba. 

A aeronave faz duas voltas no sentido anti-horário. A manobra é similar a feita por aeronaves quando estão aguardando autorização para aterrissar. Até este momento, ainda não há indícios de problemas no avião.

O último sinal da aeronave captado por receptores amadores foi às 2h55 na hora local.

Jogadores do Atlético Nacional pedem que o título seja dado à Chapecoense

Os jogadores do Atlético Nacional pediram que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Chapecoense. As equipes se enfrentariam nesta quarta-feira (30) em Medellín no primeiro jogo da final do torneio, mas um acidente aéreo em La Unión, cidade próxima a Medellín, vitimou ao menos 75 pessoas, quase todas ligadas ao time catarinense.

"Tomaremos isso como aviso de Deus para seguir melhorando nossa vida pessoal, seguir acreditando em nós mesmos. Vamos esperar a determinação da Conmebol, mas nós queremos que declare obviamente campeão a Chapecoense. E depois vamos ver o que acontece. A iniciativa é nossa e do mundo do futebol. Esperamos que a Conmebol tome essa decisão", disse o lateral Gilberto Garcia em nome de todo o elenco do clube em entrevista à TV local WinSports.