Os colombianos, civis ou militares, que ajudaram no resgate às vítimas da tragédia do avião da Chapecoense, ocorrido em 29 de novembro, desembarcaram na base aérea militar de Brasília, na manhã desta sexta-feira (16). Os visitantes foram recebidos com tapete vermelho no momento do desembarque.

Entre eles, está o jovem Johan Alexis Ramírez Castro, de 15 anos. O adolescente ficou conhecido como “anjo” por auxiliar no resgate das vítimas. "É minha primeira vez aqui. Estou muito feliz porque é a primeira vez que viajo de avião, mas para podermos andar de avião e virmos a outro país a única forma foi por meio de uma tragédia. Me dói", disse assim que desembarcou.

Johan irá receber a Ordem do Rio Branco às 16h em uma cerimônia que contará com a presença do presidente Michel Temer. O ministro da defesa Raul Jungmann cometeu uma gafe confundindo a nacionalidade dos visitantes ao dar as boas vindas. "O governo, do presidente Juan Manuel Santos, das autoridades policiais, forças armadas, que não mediram esforços, trabalhando noite e dia para que tudo pudesse ocorrer ao tempo e a hora. De forma que este é um gesto de gratidão para com o afeto e o carinho do povo boliviano para com os brasileiros nessa hora tão dolorida, sofrida", afirmou.