Com vitória tranquila por 2 a 0 sobre dupla argentina, as jogadoras brasileiras do vôlei de praia Ágatha Rippel e Bárbara Seixas asseguraram sua classificação para a próxima fase da Olimpíada. As brasileiras forçaram o saque, conseguindo dez pontos diretos. Oito deles graças aos saques de Bárbara.

"Sabíamos que tínhamos de nos esforçar nos fundamentos do jogo para vencer. Treinamos muito o saque para tirar proveito dele", afirmou Bárbara.

O primeiro set foi o mais fácil do jogo, com o Brasil fazendo 21 a 11 em 19 minutos. No segundo, a dupla argentina esboçou uma reação, mas as brasileiras voltaram a controlar a partida, fechando em 21 a 17, em 21 minutos.

Na quarta-feira, Ágatha e Bárbara podem confirmar a primeira colocação no grupo, caso vençam as espanholas Elsa/Liliana. "Vamos descansar e estudar o jogo da Espanha. Sabemos que é uma dupla cuja performance tem melhorado muito desde Londres-12. Temos que entrar com tudo para vencê-las", disse Bárbara.

Na próxima fase, começam os jogos eliminatórios entre as 16 equipes mais bem classificadas das 24 que iniciaram a disputa.

DERROTA NO MASCULINO

A dupla brasileira Alison Cerutti/Bruno Schmidt perdeu para os austríacos Clemens Doppler/Alexander Horst por 2 a 1 na segunda rodada do vôlei de praia, disputada na arena de Copacabana. A derrota surpreendeu porque os austríacos só haviam batido os brasileiros em uma partida em oito vezes em que se confrontaram.

Alison e Bruno precisam vencer a dupla da Itália para assegurar a classificação para a próxima fase, sem depender de índice técnico ou partida de repescagem.

"A vitória seria nossa classificação antecipada, mas agora é ter paciência. Temos sempre que ligar o alerta. Não há favoritismo. Os austríacos jogaram muito abaixo na primeira partida e agora se reinventaram. A chave fica embolada, mas ainda estamos só no começo da Olimpíada", declarou Bruno.

A equipe da Áustria dominou o primeiro set e venceu por 23 a 21. "Fomos muito azarados no primeiro set, mas isso acontece", avaliou Bruno. "Eles tiveram um começo de competição horrível, com derrota. E jogaram maravilhosamente bem contra a gente", afirmou Alison.

Os brasileiros se recuperaram no segundo set, vencendo por 21 a 16. No set decisivo, os brasileiros tiveram muita dificuldade, estando atrás no placar na maior parte da disputa. Ao final, a equipe da Áustria venceu por 15 a 13. "Erramos muito no terceiro set. Os adversários jogaram soltos.

Não tinham muita coisa a perder. Faltou um pouco de capricho e confiança. Vamos descansar, estudar bastante a dupla italiana e treinar alguns fundamentos", disse Alison.

Os brasileiros enfrentam quarta-feira os italianos Carambula/Ranghieri. "Este segundo jogo já é passado. Vamos olhar para a frente e buscar a classificação", declarou Bruno.