Moscou - A imposição de sanções contra setores da economia da Rússia poderia resultar em declínio da atividade no país, declarou neste sábado o ministro da Economia russo Alexei Ulyukayev. Falando a uma rede nacional de TV, ele afirmou que o governo está preparado para três possíveis cenários e citou possíveis impactos em investimentos, renda e na inflação.

Na avaliação de Ulyukayev, as sanções poderiam variar desde uma proibição de exportações em bens de luxo como caviar e peles, até o fechamento de mercados do ocidente para uma variedade de produtos russos. A hipótese mais grave considerada por ele, porém, é a de que haja impedimentos para "setores inteiros da economia, como indústria de metais, fertilizantes, petróleo e gás, entre outros". Sobre a terceira possibilidade, ele considerou que ela levaria a economia da Rússia a uma "séria" retração.

"Investimentos ficariam ainda mais negativos, a renda iria recuar e a inflação iria crescer enquanto reservas encolheriam", disse. Ele acrescentou, porém, que o efeito ao todo não seria "dramático" e que haveria formas de gerenciar os efeitos.

Ulyukayev afirmou que o Ministério está preparado para "um cenário de teste de estresse" para ver como a mais dura das sanções poderia impactar a economia nacional, mas ele não espera que tais sanções setoriais sejam impostas. Sem elas, a economia da Rússia deve crescer acima da previsão oficial de 0,5% em 2014, disse o ministro.

Até o momento, autoridades russas e empresários vêm dizendo publicamente que as sanções já aplicadas pelo ocidente têm tido baixo impacto na economia, mesmo que tenha se tornado mais difícil acessar os mercados financeiros internacionais.

A União Europeia, apoiada pelos Estados Unidos, deu nesta sexta-feira à Rússia o prazo de 72 horas para tomar passos concretos em direção a acalmar as tensões na Ucrânia ou o país enfrentará mais sanções. O presidente da Ucrânia ampliou para até segunda-feira o cessar-fogo que estava prestes a expirar.

Desde a anexação da região da Crimeia pela Rússia este ano, os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções contra dezenas de políticos e homens de negócios considerados próximos do presidente russo Vladimir Putin. Também foram afetadas as companhias controladas por eles. Fonte: Dow Jones Newswires.