A Standard & Poor's rebaixou o rating de crédito da Oi SA em escala global para BB+, de BBB-. O rating de crédito da Oi em escala nacional foi rebaixado para brAA+, de brAAA. A perspectiva dos ratings é estável. A S&P também rebaixou os ratings da Portugal Telecom International Finance (PTIF) para BB+, de BBB-, em linha com o rebaixamento da Oi, que dá garantias para a dívida sênior da PTIF.

"O rebaixamento reflete as métricas de crédito bastante mais enfraquecidas do que esperávamos anteriormente em nosso cenário básico, depois do não pagamento de € 897 milhões em commercial papers da Rio Forte Investments SA mantidos pela Portugal Telecom, subsidiária da Oi", diz a S&P.

Segundo a agência, "nós também revisamos nossa avaliação de gestão e governança da companhia para 'razoável', de 'satisfatória', com base em nossa opinião de que o investimento da PT na Rio Forte não foi comunicado claramente, o que indica uma deficiência nos controles internos e na governança corporativa". Fonte: Dow Jones Newswires.