A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, disse, em coletiva realizada nesta quarta-feira (1º), que, em relação aos alimentos, pode haver variação de preços entre uma semana e outra. Ela citou os caminhoneiros, que vêm pedindo auxílio para conseguir trabalhar. A ministra disse que a pasta tem checado se há falta de alimentos para haver aumento de preço. "Risco de desabastecimento hoje não temos", disse.

Ela reforçou a preocupação com manter a produção dos pequenos produtores, que muitas vezes têm produtos, mas não conseguem vender como fazia antes da crise do novo coronavírus.

Ela também afirmou que o abastecimento dos supermercados é uma preocupação da pasta. A ministra disse, ainda, que foi criada uma cartilha para orientar os pequenos produtores e tem conversado com o ministro da Infraestrutura para que o transporte dos alimentos seja efetivado. Segundo ela, não há notificação de falta de algum produto nas prateleiras. "Temos de zelar pela segurança desses trabalhadores", afirmou.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais um vídeo de um homem que apontava o desabastecimento na Ceasa de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e dizia que "a culpa é dos governadores", que, segundo ele, querem "ganhar nome e projeção política a custa do sofrimento da população". O conteúdo do vídeo, porém, foi desmentido pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais que, em nota, informou que o local está funcionando normalmente. Diante da repercussão, Bolsonaro apagou a postagem.