Termina na próxima segunda-feira, 31, o prazo da primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no Tocantins. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é que sejam vacinados cerca de 9 milhões de bovídeos, bovinos e bubalinos, independentemente da idade, que estão distribuídos em mais de 56 mil propriedades rurais. Já a comprovação da vacinação, que também é obrigatória, segue até 10 de julho, após ser ampliada devido a pandemia da Covid-19. 

“A vacinação está ocorrendo dentro da normalidade, mas, queremos reforçar aqueles pecuaristas que ainda não vacinaram o rebanho para que façam o quanto antes, pois não haverá prorrogação de prazo da campanha,” afirma o responsável pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires.

Para fazer a declaração da vacinação, produtor rural deverá apresentar a carta-aviso preenchida com dados dos rebanhos juntamente com a nota fiscal das vacinas em uma das unidades da Adapec. Os agropecuaristas que deixarem de realizar a imunização estão sujeitos a multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) fica condicionada à comprovação da vacinação para ser retirada.