O governo concluiu obras no setor de geração de energia no valor de R$ 233,1 bilhões, que agregaram 12.860 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo balanço da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) apresentado nesta sexta-feira, 27, pelo Ministério do Planejamento. O balanço destaca a entrada em operação das hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio, Estreito e Mauá, além de 62 eólicas.

Segundo o documento, estão em construção oito hidrelétricas - entre elas Belo Monte e Teles Pires -, cinco termelétricas, 120 eólicas e cinco pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que devem agregar 24.374 MW ao SIN. Na área de transmissão de energia, 35 linhas foram concluídas, com 10.194 km de extensão.

No setor de petróleo e gás, 27 empreendimentos em exploração e produção de petróleo foram concluídos, além de 19 em refino e petroquímica, nove em fertilizantes e gás natural e três em combustíveis renováveis.

Segundo o balanço, entraram em operação no início deste ano as plataformas P-58 e P-62, e a refinaria de Paulínia foi concluída. Abreu e Lima e Comperj estão com 87% e 71%, respectivamente, das obras concluídas.