A Airbus começou a entregar às empresas aéreas no fim de 2015 um avião capaz de diminuir os efeitos do jet lag (o cansaço após as viagens com mudanças de fuso horário) nos passageiros.

A empresa investiu US$ 15 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões) para desenvolver o modelo A350 XWB, que, no Brasil, chegou à TAM no dia 18 de dezembro.

Para diminuir o jet lag, o equipamento conta com duas novidades em suas estruturas.

A primeira é um sistema de iluminação capaz de simular a luz solar do local de destino. Assim, se estiver de noite na cidade do pouso, ele vai escurecendo gradativamente. No horário do amanhecer, ele vai aumentando a claridade.

O sistema é capaz de reproduzir até 16,7 milhões de combinações de cores.

O propósito é regular o ciclo do sono do passageiro. O corpo humano produz o hormônio melatonina, responsável pelo cansaço e pelo sono, conforme a quantidade e de luz. Lugares mais escuros o estimulam. Assim, o novo sistema poderá, por exemplo, fazer com que o viajante sinta vontade de dormir quando for noite no lugar de destino.

A outra novidade é parte da estrutura do avião ser feita de fibra de carbono, no lugar do alumínio usado anteriormente. Além de tornar a aeronave mais eficiente quanto ao consumo do combustível, essa mudança permite que ela seja pressurizada a 6.000 pés (as atuais são a 8.000 pés), um ambiente mais próximo ao da superfície terrestre.

A Airbus também disse que a aeronave é capaz de filtrar todo o ar em três minutos, embora não mude o jet lag.

NO BRASIL
O primeiro voo comercial no país está marcado para o dia 25 de janeiro, entre os aeroportos de Guarulhos e de Manaus. Depois, será usado em rotas internacionais, ligando São Paulo a Miami, Madri e, no segundo semestre, Orlando.

Além da companhia brasileira, Qatar Airways e Finnair e Vietnam Airlines já têm o novo avião. Azul e Avianca também encomendaram a aeronave e devem recebê-la nos próximos anos.