Os aparelhos celulares importados que não possuírem a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) serão bloqueados por conta de uma medida da agência reguladora. A ação, que entra em vigor no final do ano, poderá deixar cerca de 40 milhões de brasileiros com seus aparelhos bloqueados.

A certificação, conhecida como Imei, é um registro único que cada telefone celular possui. O objetivo da agência é combater o comércio irregular de aparelhos eletrônicos. 

A partir do dia 15 de setembro, as empresas de telefonia deverão avisar aos clientes, via SMS, que o aparelho não está regularizado. Após 75 dias da notificação, o telefone poderá ser bloqueado.

Quem comprou o telefone fora do Brasil não terá o aparelho bloqueado caso ele tenha sido registrado por alguma organização estrangeira que pertença à Associação Internacional do Setor, a GSMA, da qual o Brasil faz parte. Os grandes fabricantes de aparelhos celulares estão na associação.

A recomendação da Anatel para que os compradores se sintam seguros quanto à possibilidade de bloqueio é a realização da checagem antes do pagamento. É necessário ver o selo da agência, o Imei do aparelho e, se necessário, ir ao site da Anatel para ter a total segurança de que o celular é homologado.