A usina hidrelétrica de Itaipu informou nesta quinta-feira (12), que obteve o número recorde mundial de 2,3 bilhões de megawatts por hora (MWh) de energia acumulada em seus 31 anos de funcionamento.

O número, que equivale a uma média diária de geração de energia superior a 200 mil MWh, foi atingido às 7h12 de Assunção (9h12 de Brasília).

A marca foi considerada uma conquista por James Spalding, diretor-geral da parte do Paraguai da usina, que ressaltou o caráter limpo e renovável dessa energia e sua importância na economia do país.

"A contribuição de Itaipu ao meio ambiente evita 87 milhões de toneladas de emissão de CO2 (dióxido de carbono) por ano. Estamos muito orgulhosos", disse.

Segundo as autoridades da central, caso essa produção acumulada de Itaipu tivesse sido gerada em centrais térmicas, teria sido utilizada uma quantidade de 420 mil barris por dia de petróleo.

De acordo com Spalding, isso equivale a dizer que Itaipu evitou a emissão ao meio ambiente de mais de 890 milhões de toneladas de CO2 ao longo destes 31 anos.

O número alcançado hoje supera os de outras grandes hidrelétricas que entraram em operação antes de Itaipu, que é a maior do mundo em geração de energia, mas a segunda em tamanho, atrás da chinesa de Três Gargantas, que gerou 900 milhões de MWh em 12 anos, segundo Spalding.