A Ford tem o portfólio de veículos comerciais leves mais completo do mercado com foco no maior retorno para o negócio do cliente. São sete veículos, dentre as quais a van elétrica Transit furgão e a versão chassi cabine, cujo público são os frotistas e com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente.

A estratégia inicial da Ford são as grandes empresas que precisam ampliar ou substituir parte da frota com elétricos para reduzir emissões. A expectativa também é que, posteriormente, empresários e motoristas autônomos poderão adotar o elétrico pelo menor custo de manutenção por quilômetro rodado.

As versões furgão e chassi-cabine com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas são comercializadas por R$ 542 mil. A versão chassi-cabine com PBT de 4,2 toneladas é vendida por R$ 562 mil. Ambas são produzidas na Turquia. Neste segmento concorrido estão Renault Kangoo E-Tech, Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy, Fiat e-Scudo, BYD ET3 e JAC  IEV750.

O preço alto pode assustar, mas no final das contas é um ótimo negócio para frotistas, pois o baixo custo de manutenção faz o investimento valer a pena. Conforme a Ford, o custo total de operação chega a ser 40% menor, lembrando que a quantidade de peças de desgaste é até 86% menor em relação a um furgão movido a combustão.

Ao volante

Dirigimos o furgão elétrico da Ford no trânsito agitado da capital paulista. Mas, por incrível que pareça, foi tranquilo. Com boa posição para dirigir, é silencioso, confortável e tem um ótimo torque. Isso faz toda diferença para quem está ao volante no dia a dia do trabalho. Nem mesmo o tamanho (a versão tem 5,53 metros) atrapalhou a condução.

A Ford E-Transit traz multimídia Sync 4 de 12 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo deixar rotas pré estabelecidas na central. Para ajudar nas manobras há câmera de 360 graus, alerta de tráfego cruzado, assistente de frenagem autônoma, assistente de permanência de faixa, assistente de rampa, configuração de partida de conforto, monitoramento de ponto cego, entre outros.

As versões são equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm. Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na versão chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.

Outra vantagem é a autonomia de 317 km (WLTP), com uma média de 250 km a 260 km, ou seja superior a das concorrentes do mesmo segmento. A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil.

Diferenciais e carga

Como diferenciais exclusivos, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.

Também é a única com três modos de condução - Normal, Econômico e Escorregadio -, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.

A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3 ; L2H3, com 10,7 m3 ; L3H3, com 124 m3 ; e  L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH  B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg.

Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Ambas têm garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.

Outra vantagem são os 15,1 metros cúbicos de volumetria, sendo ideal para acomodar caixas de diversos tamanhos. Inclusive, colocar carga na van elétrica não é difícil, pois conta com ampla porta de correr e traseira.

Baterias

As baterias são instaladas no assoalho, o que não ocupa espaço da parte de carga, bem como conta com 10 conjuntos de células. O utilitário conta com uma trava para que a tomada de carregamento não seja desligada por outra pessoa, ou seja, apenas pelo motorista do veículo, permitindo uma carga sem risco em locais públicos.

A van elétrica da Ford é equipada suspensão do tipo McPherson Strut, molas helicoidais independentes, barra estabilizadora, amortecedores a gás, freios a disco ventilados de 12,1 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, ABS, controle de estabilidade, controle de vento lateral e monitoramento de pneus.