Instalado em uma área de 242 hectares em Monte do Carmo, o Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia, que produzirá alevinos e exportará a genética do peixe, dispõe de tanques e laboratórios para uma produção e exportação sustentável e responsável. 
A iniciativa é da GenoMar Genetics, empresa que integra o EW Group que promove uma inauguração do empreendimento nesta sexta-feira, 21, em Palmas, no espaço Kazara, às 10h.

Segundo a empresa, o projeto tem capacidade de atender a América Latina e também gerar bilhões de alevinos de tilápia com as empresas parceiras de distribuição. 

Além do critério do clima favorável para a produção do peixe, o Tocantins também faz parte do projeto por ser uma região livre de doenças, uma ótima qualidade da água e localização estratégica para a distribuição para o resto do país são características apontadas pela empresa. 

A inovação é um investimento da pioneira em tecnologia em tilápia, a GenoMar Genetics, empresa que integra o EW Group. 

Produção de tilápia no Tocantins 

De acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), em 2021 o Tocantins produziu 250 toneladas de tilápia, além de 16 mil toneladas de peixes nativos. 

O estado encontra-se na 18º posição do ranking de produtores de peixes de cultivo e segundo o anuário, o potencial do Tocantins é muito grande e pode avançar muito mais na criação de tilápia. 

Uma novidade na área de produção de tilápia, é que o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) autorizou a criação do peixe em tanques-rede na Bacia do Tocantins. 

Em relação ao ranking estadual de maior produção de peixes no geral, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE de 2020, o município de Almas encontra-se em 1º lugar, seguido por Dianópolis, Sítio Novo do Tocantins, Porto Nacional, Maurilândia do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Palmas, Guaraí, Brejinho de Nazaré e em 10º, Pindorama do Tocantins. 

Almas está em 9º colocado na lista dos 10 maiores municípios na produção de peixe do Brasil, com 5.223.000 kg.