Com a popularidade de serviços de streaming em alta, criminosos estão aproveitando a marca Netflix para roubar dados e números de cartão de crédito -e os brasileiros estão entre os alvos, segundo informações da empresa de segurança Symantec divulgadas na quinta-feira (11).

De acordo com nota divulgada pela companhia, há dois métodos para enganar usuários do serviço de vídeo on-demand. O primeiro é espalhar propagandas falsas em sites legítimos, oferecendo descontos na assinatura.

Um clique no anúncio leva ao download de um trojan (cavalo de Tróia) -tipo de programa que esconde função maliciosa sob aspecto inofensivo. Nesse caso, o software usa o ícone do serviço de streaming e abre o navegador na página no Netflix enquanto, furtivamente, transmite informações bancárias do computador da vítima.

O segundo tipo de golpe envolve um e-mail com links falsos que pedem informações pessoais. A mensagem alega que há um problema com a assinatura do Netflix que precisa ser resolvido.

Para se proteger, a Symantec recomenda ao usuário do Netflix ter cuidado ao abrir links e anexos de e-mails desconhecidos, desconfiar de promoções tentadoras demais, nunca fornecer dados pessoais em janelas abertas automaticamente no navegador ('pop-ups') e somente baixar aplicativos em lojas oficiais, como Google Play e App Store. Também recomenda-se ter algum tipo de solução de segurança a mantê-la atualizada.