A Adidas cancelou mais de seis mil compras feitas em seu site no sábado (26) alegando um erro no sistema. Todos as peças comercializadas no e-commerce estavam por R$ 129,90. O caso fez com que a marca esportiva se tornasse a líder de reclamações da Black Friday deste ano no Brasil.

A empresa garantiu que vai devolver 100% do valor das compras aos clientes. No entanto, segundo uma especialista do Procon explicou ao Estadão, a legislação prevê o cumprimento da promoção independentemente de problemas internos da empresa. Mas acordos podem ser feitos com cada cliente.

Confira a nota divulgada pela Adidas sobre o caso:

Esclarecemos que, devido a problemas operacionais em nosso site, adidas.com.br , ocorridos no dia 26/11/16, das 6h às 15h, tivemos que cancelar todos os pedidos efetuados no período. A Adidas é uma empresa comprometida com os seus consumidores e sempre busca atendê-los com o mais alto nível de excelência. Assim, com o intuito de minimizar eventuais transtornos, além de garantir nenhum prejuízo financeiro aos nossos clientes, que terão devolução integral dos valores, estamos entrando em contato individualmente com todos que realizaram compras no período. 

Os problemas operacionais foram gerados por falhas sistêmicas na interface entre nossa plataforma de vendas online e nossos sistemas de back-office, que alteraram de maneira aleatória e variada as quantidades de inventário dos produtos disponíveis para venda no período. Além disso, os preços de diferentes artigos foram alterados para R$ 129,99, em alguns casos reduzindo drasticamente seu valor de venda, e, em outros, deixando o produto mais caro que seu preço original, aumentando significativamente, onerando erroneamente os consumidores que concluíram suas compras. Muitos produtos protegidos de descontos, listados no regulamento da promoção como não incluídos, também passaram a ter descontos aleatórios superiores a 50%, contradizendo as divulgações (descontos de até 50%) realizadas para o evento Black Friday e Cyber Monday. Com o intuito de não prejudicar nenhum consumidor, o e-commerce da Adidas foi colocado em manutenção e ficou off-line por aproximadamente 5 horas, para que nossos técnicos pudessem verificar e corrigir a acurácia  de todos os dados variáveis impactados.