As etnias Xerente (masculino e feminino) e Karajá (masculino) estão classificadas para as quartas de final do torneio de futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.


No masculino, a equipe dos Karajá derrotaram os Bororó Boe por 2 x 1 num jogo muito disputado no Estádio Nilton Santos. Já no campo da Ulbra, os Xerentes venceram os Pataxós por 1 x 0 e se classificaram passa as quartas de final. No feminino, as mulheres Xerentes, por sua vez, jogando com o incentivo das companheiras do banco de reserva e da torcida local, venceram as Kamayurá por 4 x 3 nos pênaltis, no campo do 1º Batalhão da Polícia Militar (PM). No tempo normal o jogo havia ficado empatado por 1 x 1.


Jogos

Ainda no masculino garantiram classificação os Kayapó, que empataram sem gols com os Kuikuro mas levaram a melhor nos pênaltis: 3x2. Em seguida, também no Nilton Santos, os Canela derrotaram os Kura Bakairi por 5 x 1 e garantiram vaga na próxima fase.


Outra partida que terminou nos pênaltis foi entre as equipes masculinas do Kayapó Mebengôkre e o Kuikuro, que jogaram no Estádio e empataram por 0 x 0. Nos pênaltis deu a equipe do Kayapó que venceu por 2 x 1. Ainda ontem, as meninas do Xambioa Karajá ganharam por 1 x 0 da equipe do Paresi Haliti.
No campo da Ulbra, as meninas do Bororo Boe e dos Gaviões (Kyukatajê/Parakatejê) terminaram o jogos empatadas em 1 x 1, mas acabaram perdendo nos pênaltis por 2 x 1. Com o mesmo resultado, mas no tempo normal de jogo, os atletas do Bororo Boe perderam para a equipe Karajá por 2 x 1, no jogo que aconteceu no Estádio do Nilton Santos.

Rodada
Nesta terça, outros oito duelos decidem os últimos classificados para as quartas. No feminino: Bolívia x Rikbatska, Guarani Kaiowa x Karajá, Canadá x Assurini, Peru x Terena. Já no masculino: Argentina x Kyikatejê/Parakateje (Gaviões), Paraguai x Xavante, Terena x Xambioá Karajá, Kayamura x Bolívia. (Talita Melz)