Muitos gols! Esse foi o cenário das partidas de hoje das oitavas de final dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. As canadenses começaram o dia vencendo as Assurimi com 13 gols de diferença. O jogo, que ocorreu no 1º Batalhão da Polícia Militar, contou com a torcida em diferentes idiomas.

Eram gritos de incentivo nas línguas nativas dos indígenas brasileiros e em inglês dos torcedores canadenses, além das observações em espanhol dos peruanos que aguardavam o início do jogo seguinte.

Assim como as canadenses, as peruanas deram um show de bola e venceram das Terenas por 8 a 0. Já na Ulbra, as partidas foram mais equilibradas, as indígenas Guarani Kaiowá venceram por 5 a 1 a equipe Karajá, e as bolivianas acabaram perdendo de 1 a 0 da equipe da etnia Rikibaktsa.

Masculinos

Nos jogos da modalidade masculina, que ocorreram no estádio Nilton Santos, começou com a derrota dos argentinos. Os Gaviões (Kyikatêje) venceram os os indígenas argentinos por 1 a 0. Já o segundo jogo foi outro show de gols. Os paraguaios fizeram 9 a 2 nos Xavantes. Ainda durante a manhã o time do Terena venceu os Xambioá por 3 a 2 nas penalidades, já que no tempo normal de jogo havia ficando empatado em 1 a 1. No último jogo da rodada, que aconteceu no campo da Ulbra, os Kamayurá perderam para os bolivianos de 6 a 2. (Talita Melz) 

 

Confira como vai ser os jogos das quartas:

 

Feminino

1º BPM

7h30 - Rikibaktsa x Guarani

8h45 - Canadá x Peru 

Ulbra

7h30 - Gavião x Tapirapé

8h45 - Xambioá Karajá x Xerente

 

Masculino

Estádio Nilton Santos

7h30 - Canela x Xerente

8h45 - Gavião x Paraguai

10h -  Terena x Bolívia

Ulbra

10h - Karajá x Kayapó