Com estatísticas sobre as últimas campanhas, o livro “O Twitter nas Campanhas Eleitorais: Novos desafios para os atores políticos”, do jornalista e professor Luiz Carlos Fernandes, será lançado neste sábado, 8, em Palmas. O sarau acontece das 16 às 20 horas no Por que Café? , como parte da programação cultural do Sarau Subversivo, evento mensal organizado no local. Conforme Fernandes, a obra aborda o uso do Twitter nas campanhas de governador em 2010 e prefeito em 2012, além do estudo das eleições de governador em 2014 e 2018. Ao longo da pesquisa o professor analisou os temas, discursos e estratégias usadas pelos candidatos, estabelecendo as estratégias dos vencedores, as tendências e evolução das campanhas online. “A internet modificou o modelo antigo de se fazer campanha, agora temos as ‘relações construídas’”, relata explicando que agora o eleitor pode dar o feedback imediato e o político precisa preocupar com o antes e depois do período leitora, “é preciso ficar atendo ao que eleitor quer”, elenca. O livro é fruto da tese de doutorado em sociologia de Fernandes, defendida em 2014, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e mostra também um histórico de estratégia s políticas adotadas no mundo todo. Para o autor uma das principais conclusões da pesquisa é que atualmente político que deseja se manter e crescer não tem como ficar longe das redes sociais e muito menos deixar de dar atenção aos eleitores. O livro ainda será lançado em Brasília e Goiânia. “Fiquei feliz em conseguir um espaço para lançar meu livro no Tocantins, lugar que tenho grande carinho e ligação”, explica o autor, que, inclusive já atuou como sub-editor da área política no Jornal do Tocantins e participa como colaborador conosco em análises de pesquisas eleitorais da redação. Discussão “Com a experiência acadêmica e profissional e análises empíricas consistentes, ele (o autor) aborda com rigor essas questões das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, que hoje estão na crista da onda das discussões sobre resultados eleitorais”, avalia o professor Pedro Santos Mundim sobre livro. Mundim e o também teórico em comunicação, marketing político e teorias da democracia Sivaldo Pereira da Silva são responsáveis pela a apresentação e o prefácio do livro.“Nesta obra, a análise do Twitter se faz a partir de uma visão madura compreendendo o papel que cada tipo de mídia social exerce neste fenômeno, colocando o Twitter em seu devido lugar como uma das plataformas mais influentes do ambiente digital, sobretudo por ser uma das preferidas por aquilo que nos estudos clássicos em Teorias da Comunicação foi denominado de líderes de opinião. O livro também traz um bom detalhamento sobre os desafios e caminhos metodológicos que este tipo de estudo acarreta”, afirma Sivaldo Pereira da Silva. -Imagem (1.1989483)