Inegavelmente, o ensino de matemática é um dos desafios imediatos que o país precisa enfrentar se pretendemos ter algum protagonismo nesse mundo marcado por transformações tecnológicas cada vez mais impactantes no nosso dia a dia, como a Inteligência Artificial. Os resultados da última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes dão uma ideia do tamanho do desafio: apenas 27% dos estudantes brasileiros avaliados conseguem identificar como uma situação simples pode ser representada matematicamente – a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é 69%. Diante de tamanho desafio, é fundamental que os gestores de políticas públicas se questionem seriamente sobre que caminhos tomar para transformar a realidade do ensino de matemática no país, no Tocantins e, em particular, no município de Palmas. Nessa perspectiva, uma pista do que fazer pode ser encontrada no documento O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais produzido pela organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional.