Depois de alcançar reconhecimento no mercado doméstico o Polo Turístico de Taquaruçu é apresentado ao Brasil na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, com estande que chama atenção pela variedade de produtos e encanto dos seus atrativos. A feira Abav Expor 2019 acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo.Empreendedores, técnicos do Sebrae e da Prefeitura de Palmas se revezam na tarefa de apresentar as belezas dos atrativos naturais do destino que está pronto para ser vendido. E durante o primeiro dia da feira foi grande o movimento de interessados em conhecer os produtos do Polo. “Aos 30 anos finalmente Taquaruçu desponta como destino turístico estruturado em Palmas, resultado de cinco anos de organização e adoção de um sistema de gestão que pode ser referência para o setor”, destaca Wertemberg Nunes, presidente do Conselho da Governança do Polo. Para a consultora Tatiana Fernandez, Taquaruçu chega à Abav com muita força e enormes possibilidades de conquistar projeção no mercado nacional em função de sua singularidade. “Taquaruçu é um recanto na serra cercado de natureza, águas cristalinas, cultura criativa, a alquimia da gastronomia e a acolhida da hospedagem de bom gosto e que oferece. Taquaruçu é um destino para se experimentar sem pressa, se entregar e viver experiências inesquecíveis”.O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur) Eudes Assis avalia como estratégica a apresentação de Taquaruçu na Abav. Para o presidente o polo está bem estruturado e pronto para ser vendido. “A mais nova capital do Brasil tem completa infraestrutura, rede hoteleira de qualidade e atrativos naturais com serras e lago que permitem experiências marcantes”, defende o gestor que está muito otimista com as novas possibilidades para o turismo com o lançamento do polo de Taquaruçu. Segundo os organizadores, a Abav é considerada a maior e mais completa feira de turismo do Brasil, reúne centenas de expositores nacionais e estrangeiros de toda a cadeia turística. A Abav Expo tem o público formado por compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens, além de gestores de viagens corporativas, as mais importantes operadoras emissivas e receptivas e demais profissionais do setor. Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões.A caravana de Taquaruçu é composta por representantes de 13 empreendimentos, dentre eles, principalmente agências de viagens, pousadas, artesanatos e atrativos turísticos. São eles: Taquaruçutur Turismo Brutus do Norte – Turismo e Experiência Good Vibes Ecoturismo Holyday no Jalapão Agência de viagens Oca do Vento Off Turismo Terra do Sol Ecoturismo Atrativo Pote de Ouro Agência de Viagens Café da Mata Pousada Oriental Pousada Aldeia da Serra Estância Marina – Taquaruçu Grande Atrativo Vai Quem Quer ProjetoO projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo nos territórios de Taquaruçu e Taquarussu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista. Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.