Durante 30 dias, a contar deste sábado, 3, as visitas de familiares de presos que estão no Pavilhão A da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) estão suspensas. A medida, segundo o gestor que responde pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, é para garantir a segurança no local, incluindo dos presos e familiares, além de ser uma punição após tentativa de fuga ocorrida no respectivo pavilhão, ocorrida no último dia 29.

Ainda de acordo com o secretário, uma investigação foi aberta para identificar todos os envolvidos na tentativa de fuga, inclusive detentos de outras celas que teriam auxiliado na execução do plano.

Logo no início da manhã alguns familiares de presos foram ao local na tentativa de tentarem entrar. Um pequeno tumulto foi gerado, mas logo contido pelos responsáveis pela CPPP. Questionado se as famílias foram avisadas sobre a suspensão, Fidelis afirmou que foram avisados, mas que mesmo assim alguns decidiram ir ao local. “Não foi possível o contato com algumas pessoas, mas a maior parte estava ciente da suspensão”, informou o secretário.

Vale destacar que a medida vale apenas para a entrada de familiares e que o atendimento jurídico via advogados e Defensoria Pública estão liberados.

Tentativa de fuga e morte

No dia 29 de outubro deste ano, em torno de 15 detentos tentaram fugir da unidade na noite de desta segunda-feira, 29. Os presos teriam explodido algum tipo de artefato no Pavilhão A, porém a fuga foi frustrada por policiais militares e agentes penitenciários. Eles também teriam serrado celas do pavilhão na tentativa de escapar.

No mesmo pavilhão, no último dia 19, uma briga interna resultou na morte de um detento. Com a ação, as visitas foram suspensas no dia seguinte. Na época a Seciju ressaltou que abrirá Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) para apurar causas e circunstância da morte e agressão.