O padre Fábio de Melo, antes do show que realizou durante Capital da Fé, em Palmas, na noite da última segunda-feira, conversou com o Jornal do Tocantins e falou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. Ele enfatizou que o tema, violência, escolhido para este ano é oportuno por ser uma consequência natural da sociedade contemporânea. “Uma vez eu escutei um grande cientista político dizendo que quanto mais o povo está informado maior é o número de incidência de violência na sociedade”, diz.

O padre analisa que a declaração é verdadeira, porque o acesso a algumas informações causa. “Algumas pessoas sabem lidar com essa revolta, com iniciativa que transformam o mundo e outras não, acabam caindo naquilo que a gente mais tem de primitivo. A gente vê violência em todos os níveis e em todas as dimensões da sociedade. Às vezes são físicas, morais, afetivas. Então eu acredito que trazer essa questão hoje nos faz pensar sobre a necessidade que nós temos de retomar os valores que nos pacificam”, destacou.

Respeito

O padre Fábio de Melo também disse que o respeito é uma das formas de tentar evitar a violência. Ao ser questionada por estar cantando numa festa secular, ele disse que tem muito respeito pela alegria das pessoas e que não é digno de julgar a cultura dos outros. “Eu tenho muito medo de julgar o que faz alegre uma pessoa. Quem sou para julgar a alegria dos outros? Às vezes quem está na Márquez da Sapucaí é melhor do que alguém que está na minha sacristia. A bondade vai acontecer onde estiverem pessoas promovendo essa bondade. Então essa alegria deve ser respeitada“, declarou.