Uma ação de coleta sementes nativas do Cerrado ocorreu nesta semana nos municípios de Lagoa da Confusão, Caseara, Marianópolis e Pium, na região da Ilha do Bananal. A ação realiza entre a segunda, 17, e a quarta-feira, 19, e recolheu 20 mil sementes de dez espécies como Jatobá-da-mata, Cabeça-da-arara, Ipê-roxo, Cinzeiro, Garroteiro, Cajuzinho-do-cerrado, Mutamba, Mirindiba, Folha-seca e Jatobá-de-areia

Essa ação faz parte do projeto Restaura-TO e da Missão Burle Marx - Coleta de Germoplasma Vegetal Nativo do Tocantins e ocorreu em regiões de cerrado, floresta, pastagens e na zona urbana desses municípios. Essas sementes serão destinadas a produção de mudas, semeadura direta em áreas degradadas, instalação de módulos produtivos de recuperação e doação para produtores rurais.

Além dessa coleta, com o objetivo de a preservação, restauração e recuperação de áreas degradadas e também implantação do projeto de paisagismo urbano, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) implantou um banco de germoplasma para a preservação, identificação e caracterização de mais de 300 mil sementes nativas de cerca de 60 espécies.