Começa nesta sexta-feira, 6, o período de inscrições para o primeiro vestibular do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no Câmpus de Augustinópolis. São ofertadas 40 vagas para o curso para o semestre 2021/2, com  50% destinadas a alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A data de início das inscrições foi divulgada e publicada no site da Unitins, em forma de edital, nesta quinta-feira, 5. 

Nesta data, em Augustinópolis, o Governo Estadual realizou um evento de lançamento do curso que contou com  a presença do governador Mauro Carlesse, que assinou o termo de autorização de autorização do funcionamento, e do reitor da Universidade, Augusto Rezende, que lançou o primeiro processo seletivo. Também esteve no momento a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar. 

Edital

Conforme o Edital 2021/2 – 01, as inscrições serão exclusivamente online e começam às 14 horas desta sexta-feira, seguindo até às 23h59 do dia 16 de agosto. A taxa de inscrição é de R$120,00. O documento destaca que podem se inscrever candidatos que concluíram integralmente o terceiro ano do ensino médio.

Das 40 vagas ofertadas para a primeira turma, 50% são destinadas a alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme legislação estadual. Essas 20 vagas são divididas ainda em 12 egressos da rede pública, cinco para egressos autodeclarados pardos e um para autodeclarados pretos. Também há uma vaga para pessoas com deficiência egressas também de escola pública.

Ainda conforme o edital, a prova objetiva e de redação serão aplicadas dia 29 de agosto, de forma presencial. Os candidatos, no ato da matrícula, devem escolher se farão a prova em Augustinópolis ou Palmas. Além disso, os  portões de acesso ao local serão abertos com antecedência de 1 hora antes das provas.

A Unitins irá adotar um protocolo de saúde específico, considerando as medidas de prevenção à Covid-19, para a realização dos exames. No anexo com as orientações, a Unitins indica que os candidatos devam usar e levar máscaras extras. Nos locais de provas, haverá disponibilização de álcool em gel e medição da temperatura corporal.  O candidato que tiver a temperatura corporal igual ou superior a 37,8º graus centígrados. 

Os gabaritos preliminares do certame devem ser publicados em 30 de agosto e o definitivo em 3 de setembro, já o resultado final em 9 de setembro. As matrículas dos aprovados estão marcadas no edital para os dias 10 e 11 de setembro.

Início das aulas 

Ainda segundo a Unitins, as aulas da primeira turma de alunos de Medicina da Unitins estão previstas para iniciar no dia 13 de setembro de forma híbrida, com atividades mesclando o modelo presencial e o remoto. A Universidade informou que oferecerá o curso totalmente gratuito, que contará com estrutura de laboratórios e equipamentos tecnológicos.

Confira todo o processo de criação do curso e as controvérsias sobre a nova graduação aqui