Nesta sexta-feira, 1º, entre as diversas cerimônias de posse em todo o Brasil, uma em especial chamou atenção no Tocantins. Em Porto Alegre do Tocantins, pela primeira vez, dois vereadores quilombolas assumiram seus lugares na Legislatura 2021/2024. Ao todo a Câmara Municipal é formada por nove cadeiras.

Os eleitos representam das comunidades “Laginha e São Joaquim”, Neuzair Ferreira dos Santos Alves (PL) e Joana Ribeiro de Deus (PL), ambos do PL, vão ocupar duas, das nove cadeiras do Legislativo Municipal de Porto Alegre do Tocantins

A cerimônia ocorreu na sede do poder legislativo municipal, onde também foram empossados o prefeito reeleito, Rennan Cerqueira (PL), vice-prefeita, Edvam Nepomuceno (PSD). “Um momento único para o povo quilombola. Um resultado que nos fortalece, que revela a força e a união do nosso povo. Sempre busquei defender os interesses da nossa comunidade e hoje, quebramos um paradigma, entramos para a política para dar voz às comunidades negras”, disse Neuzair.

Joana Ribeiro de Deus falou sobre a representatividade do seu povo. “As comunidades, as culturas, precisam se unir, para serem respeitadas e demonstrarem sua força, seu valor. Estou muito feliz pela confiança que recebemos e juntos vamos trabalhar pelos direitos, pela igualdade”, concluiu.

Em seu discurso, o prefeito Rennan Cerqueira falou sobre o fato histórico na política da cidade. “Dona Joana hoje é um exemplo de empoderamento, de força e resistência. Ela e nosso amigo Neuzair hoje, demonstram também que é possível conquistar espaços quando se tem uma comunidade unida. Será um prazer trabalhar ao lado destes dois e em parceria contribuir ainda mais com o desenvolvimento de suas comunidades”, frisou o prefeito, parabenizando os demais parlamentares. “Um dia de felicidade para Porto Alegre do Tocantins, onde tomaram posse seus representantes do executivo e legislativo municipal. Parabenizo os vereadores e afirmo que ao lado da nossa vice-prefeita, vamos dar continuidade ao progresso da nossa cidade”, finalizou Rennan Cerqueira.