Na quinta-feira (11), durante uma live, Jair Bolsonaro pediu para que a população fosse a hospitais filmar supostos leitos vazios. No outro dia, sexta-feira (12), três vereadores de Fortaleza ligados ao presidente foram barrados ao tentarem entrar para filmar a parte interna do hospital de campanha montado no estádio Presidente Vargas, na capital cearense.

Os vereadores eram Sargento Reginauro, Márcio Martins e Julierme Sena, todos do Pros, segundo matéria do UOL.

Antes da ação, o grupo gravou um vídeo nas redes sociais. "Mais uma vez viemos aqui, estamos há meia hora e estão nos impedindo de entrar. Estamos com uma ordem judicial na mão, e ainda assim já estou com quase meia hora aqui", falou Sargento Reginauro, na entrada principal do hospital.

Com o acesso negado, eles fizeram outra transmissão ao vivo. "Já tem duas viaturas da polícia, ali estão os funcionários que foram colocados pela prefeitura para cumprir uma ordem absurda de barrar três vereadores de entrar e realizarem o seu trabalho", diz.

"Os leitos estão desocupados, eles não querem que a população veja essa cena. Enquanto a população morre em Fortaleza, enquanto as UPAs (unidades de pronto atendimento) continuam lotadas, com gente que está morrendo em casa, aqui nesse hospital de campanha da prefeitura de Fortaleza, de 225 leitos, segundo o diretor médico, apenas 60 estão ocupados", afirmou Reginauro.

A Secretaria de Saúde do Ceará informa que o hospital de campanha está neste sábado (13) com nove dos 34 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva), e 51 dos 102 de enfermaria ocupados.