O vereador Moisemar Alves Marinho (PDT), que é policial civil, cumpriu seu plantão na semana passada com um gesto inusitado para, segundo ele, ajudar os “colegas que estão na linha de frente”. Levou um médico com receita e remédios para evitar contaminação do coronavírus.
 
A receita tem carimbo e a assinatura do médico José Joel Carneiro e se trata de um remédio homeopático, que requer manipulação farmacêutica.
 
Marinho compartilhou imagens da visita do médico e da receita prescrita pelo profissional e áudios para explicar o gesto. “Pessoal, boa noite. Essa é a receita médica que foi prescrita pelo médico, que convidei ele para ir no plantão, no último plantão que eu tirei lá, ele prescreveu essa receita e também ele deu um remédio para todos aumentarem a imunidade. E todos os plantonistas, inclusive o delegado Douglas tomou remédio também, tá, então todo mundo com a imunidade preservada através desse remédio aí que foi orientado pelo médico, tá bom”. 
 
Nas mensagens que acompanham a foto Marinho garante. "Quem tomar não pega". Um agente responde com a interjeição "Hum" logo em seguida, e o vereador afirma que o médico passou a receita e em seguida reforça: "Quem tomar não pega o coronavírus".
 
Em outra parte de um dos áudios ele afirma que a intenção é somente ajudar. “Então a gente tá tentando ajudar todo mundo sei que não é fácil, essa doença é uma novidade para todo mundo ninguém sabe como se precaver, se prevenir dessa doença, mas o que for dentro do nosso alcance a gente tá fazendo o possível e o impossível para ajudar nossos colegas que tá na linha de frente”.
 
Infectada
Apesar da medida, a Central de Flagrantes que fica no complexo que abria a 1ª Delegacia da Capital não evitou a contaminação de servidores e precisou ser fechada entre 18 horas de sexta-feira, 20, até a manhã de sábado, 21.
 
Cartazes na porta da unidade avisavam que as ocorrências graves passaram a ser realizadas na Central de Atendimento Sul, em Taquaralto, distante cerca de 15 km do centro. 
Um dos cartazes era uma certidão fixada por uma escrivã certificando que a infecção havia sido comunicada às autoridades estaduais às 18h10 pelo delegado Amaury Santos Marinho Júnior.  O local foi fechado para descontaminação pelo Corpo de Bombeiros, após os servidores acionarem o SIOP (Polícia Militar). Somente na manhã de sábado o local foi reaberto para atendimento.

Nota de esclarecimento

O vereador Moisemar Marinho (PDT) esclarece que, em seu último plantão na Central de Flagrantes da Polícia Civil, convidou o médico homeopata José Joel Carneiro para que, de forma voluntária, orientasse os policiais plantonistas a respeito da Covid-19 e, na oportunidade, apresentasse medicação que auxiliasse única e exclusivamente no sistema imunológico.
Moisemar Marinho esclarece que a imagem da conversa do grupo do Whatsapp foi encaminhada ao Jornal do Tocantins de forma distorcida e na intenção de prejudicar a sua imagem, uma vez que logo que encaminhou as mensagens ao grupo, enviou, imediatamente, áudio se retratando e explicando que não se trata de medicação para “não pegar o Covid-19”, mas de uma fórmula para aumentar a imunidade. Áudio esse que não foi encaminhado ao veículo de comunicação. 
Moisemar Marinho vem a público, mais uma vez, firmar o seu compromisso com a verdade e esclarecer que em momento algum teve a intenção de subestimar um vírus que já matou e que mata milhares de pessoas em todo o mundo. Sua única intenção foi a de oferecer mais um apoio aos policiais civis, assim como tem feito durante toda a sua jornada na Polícia Civil, enquanto ex-presidente do Sinpol e como vereador na Câmara Municipal de Palmas, sempre pautado na verdade, ética e respeito.

Atualizada às 15h40 com a nota do vereador