Por descumprir medida protetiva de urgência que o obriga a manter distância mínima de 200 metros ou tentar manter qualquer tipo de contato com a esposa, o vereador do município de Araguatins José Azevedo de Oliveira (PSC), de 45 anos, está preso desde a manhã desta terça-feira, 9, em cumprimento de mandado de prisão preventiva. 

Segundo relato da vítima, no último domingo, 7, Oliveira teria a encontrado na rua e a ameaçado de morte. Além disso, proferiu ofensas com xingamentos e que mesmo com a medida protetiva, ele não deixava de procurá-la. A vítima se queixou que “não está mais aguentando essa situação”. Diante do relato, a Justiça decretou a prisão preventiva do vereador, cumprido pela Polícia Civil às 9 horas desta terça.

A defesa de Oliveira entrou com um pedido de revogação da prisão, alegando que mesmo com a determinação judicial para ficar afastado da mulher, ela o acionava pelas redes sociais para extorqui-lo, cobrando dinheiro para pedir o arquivamento do processo. A defesa também afirma que sua liberdade não representa nenhum risco.

Visando coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Justiça determinou em 26 de fevereiro deste ano as medidas protetivas de urgência. Oliveira deverá manter distância mínima de 200 metros da ofendida; está proibido de entrar em contato com a vítima por qualquer meio de comunicação, inclusive telefônico; também não poderá frequentar os lugares que a ela trabalha ou estuda e está proibido ainda de manter contato com seus familiares e testemunhas.