Até o dia 31 de maio, A barragem da usina hidrelétrica de Serra da Mesa (UHE de Serra da Mesa) no rio Tocantins permanecerá com vazão mínima liberada flexibilizada para o patamar de 100m³/s. A determinação é da Resolução nº 22/2020, da Agência Nacional de Águas (ANA), publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 30. 

Com a Resolução ANA, a descarga mínima de 300m³/s a jusante de Serra da Mesa estabelecida por resolução ainda em 2004 está temporariamente suspensa. Essa possibilidade para a liberação de 100m³/s tem o de aumentar o armazenamento de Serra da Mesa. A medida era válida desde 13 de fevereiro e teria fim nesta quinta. 

A operação abaixo de 300m³/s na UHE de Serra da Mesa deverá ser acompanhada da manutenção de níveis elevados de armazenamento no reservatório da hidrelétrica de Cana Brava, em Goiás, que fica imediatamente abaixo de Serra da Mesa. 

O intuito é garantir o alargamento do trecho do leito do rio Tocantins entre as barragens de forma suficiente para atender aos usos da água na região. A medida deve suprir as vazões defluentes necessárias para garantir o atendimento das restrições de vazões mínimas liberadas pelas usinas hidrelétricas de Cana Brava, Peixe Angical (TO), Lajeado (TO) e Estreito (MA).