Com relação aos tipos de cânceres que podem atingir a região da cabeça e pescoço, se destaca a de boca.Segundo o médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço Juliano Borges Mano, a enfermidade pode se manifestar através de uma infecção causada pelo vírus HPV, que nada mais é do que um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível, principalmente através do sexo oral. “Eles são bastante agressivos. E a doença está se manifestando muito em pessoas de 25 a 40 anos, principalmente mulheres”, informa o médico.

O médico explica que o tratamento desses cânceres é todo feito no Hospital Geral de Palmas (HGP), bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já o diagnostico pode ser realizado pelos dentistas, endocrinologistas, durante de rotina. “Isso é importante para encaminhar para o especialista”, lembra o médico.

De acordo com o cirurgião, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Equipe de Cirurgia Oncológica do HGP recebe pacientes com suspeita de lesões malignas, detectadas nas unidades básicas de saúde, e que são encaminhados via regulação ou ainda pela procura espontânea, desde que tenham sido diagnosticados por um médico nas unidades de saúde.

Mesmo compreendendo a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, especialmente as camadas mais pobres da sociedade, o médico reforça a importância do acompanhamento de profissionais como dentista, otorrinolaringologista, bucomaxilofacial e endocrinologista para a identificação de lesões malignas em estágio inicial, facilitando o tratamento e as chances de cura do paciente.

A dica é que o paciente deve marcar pelo menos uma consulta por ano, daí se a doença aparecer no intervalo entre uma consulta e outra, estará no início e será mais fácil e menos mutilante o tratamento.