A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi classificada como a pior colocada no Ranking Universitário Folha (RUF), lançado hoje. O RUF é uma das principais classificações do ensino superior do País e traz a avaliação das 195 universidades brasileiras e dos 40 cursos de maior demanda nacional oferecidos por universidades, faculdades e centros universitários. O ranking pode ser acessado no link.

A Unitins caiu de 179°, no ranking de 2015, para 195° este ano. Já a Universidade federal do Tocantins (UFT) melhorou sua colocação, passando de 113° para 103°. Nesse ranking, a avaliação das universidades é calculada a partir de notas de cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. Nesse quesito, a UFT ficou com nota total de 41,70, já a Unitins com nota 2, 49.

Luiz Roberto Liza Curi, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), ressaltou a importância de o RUF levar em conta critérios de desenvolvimento científico, como a geração de patentes, mas destacou a centralidade da pesquisa no ensino superior. "Uma instituição que não é universidade [faculdades e centros universitários] não é obrigada a ter pesquisa, mas não significa que não possa ter e usar a pesquisa como padrão de governança de atividade intrínseca ao conhecimento", diz.

O Jornal do Tocantins tentou contato com a UFT e a Unitins e aguarda posicionamento.

(Com informações da Folha de São Paulo)