Após estudantes terem relatado a falta da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na lista de instituições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na manhã desta terça-feira, 21, a Universidade informou em nota que não selecionará mais candidatos por este meio para o primeiro semestre de 2020. O recuo é explicado pela Unitins devido a problemas técnicos junto ao Ministério da Educação (MEC), pois não “houve sucesso” na habilitação para a seleção.

“A equipe da Unitins aguardava retorno do Inep/MEC até esta segunda-feira, 20, para habilitar a seleção, mas não houve sucesso”, diz trecho da nota. A Unitins explicou ainda que as 48 vagas destinadas ao Sisu por meio do Edital 2020/1 – 001 serão preenchidas pelos próximos candidatos classificados no Vestibular Geral 2020/1 realizado em dezembro do ano passado.

“Os candidatos serão convocados para efetuarem suas matrículas por edital específico na página do processo seletivo nesta terça-feira, 21”, informou a assessoria de comunicação.

Por fim, a Instituição reforçou que tem um compromisso social com os candidatos e se esforçará para resolver o problema técnico com o MEC “para que a seleção via Sisu seja retomada nos próximos vestibulares”, completou.

O Jornal do Tocantins perguntou à Unitins qual o problema técnico que impediu a participação e também pediu posicionamento do MEC quanto a esse problema. A reportagem aguarda resposta.

Sisu

Sem a Unitins no rol de instituições com oferta de vagas, o Tocantins agora conta com 942 vagas para a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e 646 aprovadas para o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Confira cursos e quantitativo de vagas detalhadas aqui.

O Sisu abriu inscrições nesta terça-feira, após ter revisado as notas de seis mil provas, e seguirá até domingo, 26, com aplicação determinada pelo MEC. Logo pela manhã, estudantes de todo o Brasil relataram, em suas redes sociais, técnicos problemas para efetivar a inscrição no site que tem dificultado o processo.