O Centro Universitário Unirg será transformado em Universidade de Gurupi. A mudança irá ocorrer porque o Plenário do Conselho Estadual de Educação do Tocantins aprovou, por unanimidade, conceder o Credenciamento por Transformação do local em universidade. O prazo para isso será de cinco anos. A decisão foi proferida no dia 20 de agosto deste ano e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última segunda-feira.

De acordo com o Conselho, todos os procedimentos necessários para que a instituição seja transformada em universidade já estão sendo adotados.

Ainda no início do mês de julho, uma equipe técnica do Conselho Estadual visitou o Centro Universitário para avaliar a viabilidade da mudança, tendo em vista o cumprimento de critérios baseados em gestão, planejamento, formação, estrutura física e laboratórios.

Para Lady Sakay, reitora da Unirg, essa mudança é de extrema importância e deixará uma marca de trabalho em equipe. “O resultado que se intensificou no início do meu primeiro mandato em busca da melhoria dos indicadores que possibilitaram essa conquista”, ressaltou.

Ainda de acordo com ela, o fortalecimento pedagógico, o avanço na extensão e pesquisa com a participação de todos, pró-reitores, coordenadores, corpo docente, técnicos administrativos, discentes e comunidade da região sul, fez a diferença. “É a vitória de todos nós que construímos cotidianamente essa instituição forte, inovadora e genuinamente tocantinense”, comemorou Lady.

Mudanças

Com a transformação em universidade, a Unirg passará a gozar do mesmo status de outras instituições, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistando mais autonomia em termos de pesquisa e na extensão, dentre outros benefícios.

O processo de Recredenciamento do Centro Universitário e Credenciamento por Transformação em Universidade será composto de Plano de Desenvolvimento Institucional, Regimento Acadêmico, Estatuto, documentos referentes à situação financeira, dentre outros, em conformidade com as normas vigentes pelo conselho.

O atual Centro Universitário Unirg tem 32 anos de existência, tendo iniciado sua trajetória como faculdade isolada denominada Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi - FAFICH, mantida pela Fundação Educacional de Gurupi – (FEG) no período compreendido entre os anos 1985 a 1997. Em 2004 com 13 cursos, 3.980 alunos e 213 docentes, houve a reestruturação do Estatuto da FEG que passou a se chamar Fundação Unirg e a ter a estrutura administrativa reformulada.

Atualmente, a faculdade possui 16 cursos, têm 4.186 acadêmicos na graduação, devidamente matriculados de diversos locais, sendo que 88% são do próprio Estado e 12% são dos estados do Pará, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Maranhão.