Estão disponíveis 1.030 doses da vacina Tríplice Bacteriana Infantil (DTP) nos centros de saúde de Palmas. Disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nesta quinta-feira, 19, as doses abastecem as 32 salas de imunização da rede municipal.

A DTP protege crianças contra difteria, tétano e coqueluche e está presente no calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose é aplicada aos 15 meses de idade e o reforço, aos quatro anos.

Pentavalente 

A responsabilidade pela disponibilização das vacinas é do Ministério da Saúde, que por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) distribui para o Estado e abastece as unidades do município. A última remessa de vacinas pentavalentes ocorreu no final de outubro, quando a Central de Vacinas (Cemuv) recebeu 1.200 doses. 

No entanto, de acordo com matéria publicada pelo Jornal do Tocantins no último dia 28 de novembro, os municípios do Estado começaram a ficar desabastecidos da vacina desde o último repasse, devido à falta de envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

O Ministério de Saúde confirmou que o último repasse feito ocorreu no fim de outubro, com a entrega de 6 mil vacinas para o Tocantins e a explicação está em um problema com a qualidade das vacinas adquiridas no Exterior. A remessa foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise do Ministério da Saúde. “Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios”, explicou.

Em Palmas, todas as salas de vacinas da rede municipal estão desabastecidas desta vacina, tendo em vista que o fornecimento da mesma está irregular há alguns meses. Segundo a Secretaria, o último quantitativo enviado não foi suficiente para atender a demanda reprimida.

Com a irregularidade do fornecimento, bebês nascidos desde outubro podem estar sem imunização. A vacina também é vendida em clínicas particulares, mas o preço supera R$ 300, não sendo acessível para muitas famílias.

Agora o Ministério da Saúde disse que aguarda a baixa do Termo de Guarda pela Anvisa junto a uma carga de quatro milhões de doses que chegou ao Brasil. “Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las”, frisou o órgão federal.