A Prefeitura de Araguaína amplia o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para 12 horas seguidas, incluindo no período do almoço e parte da noite. A primeira unidade a ter esse novo horário é a UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, na Vila Aliança, que atende desde o mês passado de 7 às 19 horas, com serviços na área da saúde da família e também bucal.

 “A mudança ajuda principalmente quem trabalha muito durante o horário comercial e acaba não tendo tempo para se cuidar ou até mesmo de levar o filho para a consulta. Conseguimos implantar uma e já temos planejadas outras. A próxima será no Setor Araguaína Sul”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues sobre o objetivo. 

Essa ampliação de horário faz parte do programa Saúde na Hora, do Governo Federal, que disponibiliza parte do recurso para aumentar de 40 para 60 horas semanais o serviço nas UBS, e a Prefeitura de Araguaína já tem planejado a ampliação para outras unidades. A próxima será a UBS no setor Araguaína Sul, entretanto a gestão não informou datas. 

Nessas unidades são ofertados diversos atendimentos do Programa de Saúde da Família, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero, teste do pezinho, testes para DSTs, teste de gravidez, teste de glicemia, imunização, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração e distribuição de medicamentos.