A estrutura física da Unidade de Saúde da Família do Setor Sul, localizada em Taquaralto, Sul de Palmas, é motivo de reclamação entre a comunidade.

Segundo um morador da região, que preferiu não se identificar, a casa que abriga a unidade está com a cerca elétrica danificada, o que já ocasionou o furto de dois modens, a porta da frente não tranca, só fica encostada, a cozinha está sem porta e há queda de reboco das paredes. O morador denuncia também que materiais, como seringas, papel para preparar material de esterilização, algodão, dentre outros, estariam comportados em armários dispostos na área dos fundos, abertos sem qualquer cuidado necessário.

Em nota, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Saúde, informou que já realizou a licitação para a construção das novas instalações da unidade, mas não se referiu a prazos. E ainda que enviaria uma equipe ao local para avaliar as possíveis necessidades de reparos no prédio. O documento informou ainda que a secretaria está cumprindo um cronograma de reforma de unidades de saúde do município e que neste ano mais de dez já foram atendidas.