Atualmente 14 cães, entre eles oito filhotes, estão na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) aguardando um lar. A maioria desses animais, vítimas de abandono, é deixada na porta do local. Segundo a unidade, a prática é habitual. No entanto, isso não ajuda os bichos, pelo contrário, os deixa em um ambiente que não é propício para a criação de animais. “Essa é uma situação recorrente, pessoas pegam animais para criar e depois não querem mais e abandonam aqui como se fosse um local de descarte de animais. É triste ver isso, abandono de animal é crime”, frisa a gerente da unidade, Betânia Costa.

Partindo dessa conscientização, a UVCZ iniciou nesta semana uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada através de redes sociais. Segundo Betânia, assim que os filhotes desmamarem, já em março, eles estarão prontos para serem adotados. São cinco fêmeas e três machos que devem ficar de porte médio.

“Temos animais que foram abandonados aqui e que precisam de um novo lar. Por isso, pedimos que nos procurem apenas as pessoas que gostam de animais e que estejam dispostos a cuidar, dar e receber amor desses bichinhos”, reforça a gerente.

De acordo com o médico veterinário Pedro Alexandre da Silva Alencar, o local só pode recolher animais que têm alguma doença de zoonose ou apresente algum risco para a sociedade, no caso dele ser agressivo e não ter proprietário. Ele informa que quase todos os animais que estão para adoção são saudáveis, porém alguns precisam receber tratamento clínico. “A UVCZ é vigilância. O centro não tem recursos para tratar de animais com algumas doenças clínicas. Às vezes a pessoa deixa o animal aqui achando que está fazendo bem para ele, quando na verdade esse não é um ambiente adequado para um animal sadio. Mas a gente informa que esses que estão para adoção estão vermifugados e vacinados contra raiva”, ressalta.

Adoção

Os interessados podem ligar nos telefones 3218-5561 ou 3218-5144 e agendar uma visita para conhecer os animais disponíveis para adoção. O Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) semanalmente divulgará nas redes sociais as fotos desses animais, inclusive quando os filhotes já estiverem prontos para adoção.

Abandono

Abandonar um animal ou deixá-lo preso sem água, comida e abrigo configura maus-tratos, que são consideradas crimes, previstos no Código Penal, na lei de crimes ambientais n° 9.605/98 e no Decreto Federal 6.514/2008 que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas.

De acordo com a Guarda Metropolitana Ambiental (GMA), em 2017 foram emitidos sete autos de infração por maus-tratos a animais. Já é em 2016 e 2015 foram cinco autos em cada ano.