A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apurou nesta quinta-feira, 11, os votos da eleição para o cargo de Diretor do Câmpus Palmas, realizada na quarta-feira, 10. Na primeira eleição que a instituição de ensino realizou para o caro, o servidor Ulisses Franklin Carvalho da Cunha foi eleito com 68,36% (Discentes 120 votos, Docentes 10 votos e Técnicos-administrativo 14 votos) dos votos válidos para o triênio 2021/2023. O segundo colocado, Rubens Martins da Silva, obteve 74 votos (Discentes 61, Docentes 12, Técnico-administrativos 1). A universidade informou que dos votantes, apenas uma pessoa votou em branco.

Atualmente, o cargo de diretor do câmpus Palmas é ocupado por Paulo Henrique Ulisses Borges, filho do Deputado Federal Eli Borges.

De acordo com a Unitins, 911 pessoas estavam aptas a votar. Desse total, 219 compareçam ao pleito. A lista de votantes incluía: docentes ativos e efetivos da Universidade Estadual do Tocantins, em atividade de suas funções ou ocupante de cargo ou função na estrutura administrativa da Unitins, lotados no Câmpus de Palmas; técnico-administrativo ativo, efetivo e no exercício de suas funções, lotados no Câmpus de Palmas; e estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu, com oferta regular, oferecidos e ministrados no Câmpus de Palmas.

Próximo passo

Depois de homologar o resultado final da eleição, a Comissão Eleitoral deve convocar o Conselho Universitário (CONSUNI) para uma sessão extraordinária, visando a apreciação e conhecimento dos resultados, atos e procedimentos adotados, assim como a tomada das providências necessárias ao encaminhamento da lista tríplice ao reitor da Unitins, Augusto Rezende, que irá nomear o Diretor do câmpus de Palmas.

Perfil

Ulisses Franklin Carvalho da Cunha possui formação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT e Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Especializações Lato Sensu em Docência do Ensino Superior; Gestão Pública e Sociedade e em Terapia CognitivoComportamental.

Em agosto de 2019, finalizou o Mestrado Acadêmico em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, com um estudo sobre mulheres nas ciências exatas e tecnologias. É servidor efetivo da UNITINS, no cargo de Técnico de Nível Superior, desde 2015; Inicialmente, em 2015, exerceu suas atividades no RH da sede administrativa e no mesmo ano foi remanejado para a Biblioteca do Campus Palmas, para a área de processamento técnico e dos processos administrativos e pessoais do setor, onde permaneceu até junho de 2018, antes de ser remanejado para o Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional – NAPE, para assumir o serviço de Apoio Psicológico e de Responsável Técnico pela gestão do departamento, bem como, a partir de 2019, como Técnico Responsável pelo acompanhamento da implantação e desenvolvimento do setor nos demais câmpus da Unitins. Setor no qual permanece até o momento presente.