A Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) ficou na 115ª posição geral de classificação no Ranking Universitário Folha (RUF). A nota geral da universidade é de 41,51, mais de 50 pontos a menos da primeira colocada que é a Universidade de São Paulo (USP) que fez 98,02 pontos. Embora esteja na 115ª posição, a universidade é a 5ª melhor instituição da região Norte. No ano passado a UFT estava na 118[ posição e alcançou 40,53 pontos.

A UFT, em rankings específicos, fica melhor colocada. Na pesquisa, a universidade fez 21,38 pontos e está na 90ª posição; no mercado a UFT fez 9,84 pontos e ocupa a 88ª posição, na internacionalização está na 110ª posição, com 1,8 pontos e na inovação está na 72ª posição com 2,04 pontos.

A única categoria que está mal colocada se o índice geral da universidade for levado em conta é o ensino. Na 150ª posição nesse quesito, a instituição fez 6,45 pontos. O índice geral de cursos da UFT é 3.

Apesar da universidade não ter sido tão bem colocada no ranking, os cursos de tecnologia em logística, direito, e administração da UFT tiveram conceito quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), juntamente com os cursos de direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e publicidade e propaganda do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (Iepo). No Estado nenhum curso obteve conceito cinco.

No RUF, alguns cursos da UFT estão bem colocados, tais como agronomia (20º lugar), engenharia ambiental, (36º lugar), zootecnia (33º lugar) geografia (41º lugar), arquitetura e urbanismo (46º lugar) e física (50º lugar).

O Jornal do Tocantins tenta contato com a UFT e aguarda um retorno sobre o assunto.

Avaliação

O RUF avalia todas as universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).