Uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) traçou estratégias para o combate à pandemia por meio da realização de exames diagnósticos da Covid-19, em uma parceria. A intenção é realizar mais testes e dar agilidade aos resultados em Palmas, Gurupi e especialmente em Araguaína, onde há mais casos confirmados. 

Conforme a UFT, a partir dessa parceria a UFT solicitará o cadastro dos laboratórios de pesquisa dos três Câmpus para a realização de exames diagnósticos via RT-PCR e auxiliar o Lacen. Essa metodologia do RT-PCR é preconizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o cadastro, o Lacen realizará uma visita in loco nos laboratórios da UFT e verificará a possibilidade de certificação. O Câmpus de Araguaína será o primeiro local a ser visitado no início de junho. 

Segundo a UFT, já solicitou a aquisição de reagentes e demais insumos para a realização dos exames e a  compra de equipamentos de RT-PCR, Freezer-80 e cabines de proteção biológica.