O edital do Vestibular 2014.2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ainda não foi lançado, mas, segundo a instituição, 50% das vagas serão destinadas a quem  realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.  Conforme a UFT, a partir de 2015, 100% das vagas da instituição serão ofertadas pela Seleção Unificada (Sisu), que substituirá o tradicional vestibular.

 

As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio. Inscrições são feitas somente pela internet, no endereço enem.inep.gov.br.

 

Congestionamento

Ontem, após reclamação de estudantes que não conseguiam se inscrever na seleção, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, pelo Twitter, os melhores horários para fazer o cadastro. Segundo a autarquia, o acesso é mais fácil até às 9 horas, entre 14 e 17 horas e após as 21 horas.

 

Nesses horários, há menos acessos e mais facilidade em usar o sistema. Segundo o último balanço do Inep, foram feitas mais de um milhão de inscrições até ontem.

 

O Enem deste ano será feito com algumas novidades. Travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até o dia 23. Já para evitar ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que deixar de fazer o exame gera desperdício de recursos públicos. (Atualizada às 14h52)