A Universidade Federal do Tocantins conseguiu a liberação de R$ 1.345.000,00 em recursos federais para ações de combate à Covid-19. O valor deve ser empregado no aumento da produção de álcool em gel, realização de exames para a detecção da doença, aquisição de insumos específicos para os laboratórios da Instituição e equipamentos de proteção para os profissionais envolvidos nas ações de combate. 

Conforme a UFT, o valor também ser utilizado para investir em aplicativo e plataforma digital com o objetivo de facilitar a comunicação entre as entidades de saúde e a população. A Instituição informou ainda que a implantação das ações deverá ser imediata para beneficiar, em especial, os profissionais da saúde e os pacientes, além da população. 

O valor vindo do Governo Federal ocorreu por meio das pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e a de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep). 

Álcool em Gel

A produção de álcool em gel acontece em pequena escala nos câmpus de Palmas, Araguaína e Gurupi, por meio de parcerias com órgãos públicos e privados, poderá ser ampliada de modo a atender todos os hospitais do Estado.