Com o intuito de auxiliar a retomada da atividade turística no país, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, programa que estabelece boas práticas de higienização para os segmentos do setor. No Tocantins, 30 prestadores de serviços já solicitaram o selo, visando atrair os turistas, que mudaram seu perfil diante dos riscos causados pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia mundial.

De acordo como Ministério do Turismo, as agências de turismo (13) foram os segmentos que mais fizeram a solicitação do selo, seguido dos meios de hospedagem (8). Até o momento, a pasta recebeu mais de oito mil pedidos de estabelecimentos de todo o Brasil.

O selo Turismo Responsável orienta e auxilia os empreendimentos sobre as medidas recomendadas para a reabertura, e o Ministério publicou protocolos sanitários para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações também para turistas. Para saber quais são os protocolos, clique aqui.

Para solicitar, o proprietário interessado deve acessar o site do Ministério da Saúde, conferir os protocolos sanitários voltados ao estabelecimento em questão e estar em situação regular no Cadastur. Após isso, deve aderir à autodeclaração de que atende aos pré-requisitos determinados, que é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão. O selo é totalmente gratuito.

Após impresso, deverá ser afixado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. O selo também possibilita a realização de denúncias em caso de descumprimento dos protocolos, o que poderá resultar na revogação do auxílio.

Veja quais segmentos podem solicitar o selo:
Meios de Hospedagem;
Agências de Turismo; 
Transportadoras Turísticas; 
Organizadoras de Eventos; 
Parques Temáticos; 
Acampamentos Turísticos; 
Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; 
Parques Temáticos Aquáticos; 
Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.