Causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV, a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique vulnerável a diversas doenças. O diagnóstico da doença é, seguro, sigiloso, gratuito e é feito em aproximadamente meia hora em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Brasil, além de hospitais e maternidades.

Segundo Márcio Thales, técnico de Referência da Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado, o tratamento é feito de forma individual. “É o funcionamento do organismo da pessoa que vive com HIV/Aids que vai dizer qual o melhor medicamento para a síndrome.” Ele ainda conta que existem mais de 1000 executores habilitados para realizarem os testes rápidos.

Thales afirma que é o exame de genotipagem que dirá qual é a melhor forma de tratamento para aquele organismo. “O tratamento adequado traz o declínio da quantidade de vírus no organismo e, mesmo sem cura, traz também a melhora na qualidade de vida. A carga viral se torna suprimida e não detectável”, explica.

O tratamento medicamentoso também pode ser feito de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde. (Elâine Jardim)