No final da manhã desta quinta-feira, 16, três homens foram presos em flagrante após provocarem um incêndio florestal na zona rural de Palmas. De acordo com a Polícia Civil, Adriano Gonçalves de Almeida, de 33 anos, Juracy Moreira dos Santos, de 48 anos e Genildo Pereira Ribeiro, de 50 anos, foram flagrados quando os agentes cumpriam Mandado de Intimação para Almeida, quando identificaram o incêndio.

O incêndio ocorreu no Loteamento Serra do Lajeado, quando os homens estavam tentando atear fogo em um entulho. Eles teriam perdido o controle sobre a queimada, que se alastrou rapidamente.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o local do incêndio se trata de área de vegetação nativa do cerrado, e não foi solicitado autorização do órgão ambiental para queima controlada. Além das infrações, foi constatado um desmatamento em área considerada de preservação permanente.

Apesar de os envolvidos alegarem que não tinham a intenção de causar um incêndio em maiores proporções, os três homens autuados devem responder pelo crime doloso que, de acordo com a Polícia, ocorre quando a pessoa assume o risco da ação. Eles pagaram a fiança arbitrada e responderão em liberdade pelo crime previsto no artigo 41 da Lei nº 9.605/98.

Focos de calor no Estado

Somente no mês de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou mais de 3.500 focos de calor no Tocantins. Já no mesmo período do ano passado, o instituto contabilizou 4.240 focos. A incidência neste ano está 17% menor que em 2017. Ainda assim, os dados são preocupantes, porque somente em agosto, foram 461 focos de queimadas em todo o Estado, ocupando a 2ª posição no ranking de queimadas deste mês.

Muitos dos focos iniciam com ações como a dos homens autuados, que queimam seu entulho e, como ocorreu, se torna um incêndio quase incontrolável, trazendo prejuízos para a população e principalmente para o meio ambiente.