Mais um acidente com raio foi registrado no Estado, no município de Filadélfia, a 479 km da Capital. Desta vez três crianças, sendo um menino e uma menina de 13 anos e um menino de 12 anos que não tiveram os nomes informados. O acidente vitimou o garoto de 13 anos.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a mãe de duas das crianças informou que elas estariam tomando banho no Lago da Barragem do Rio Tocantins junto com o outro menino no momento em que foram atingidos pela descarga elétrica.

As crianças foram socorridas pelos familiares e levadas para a unidade de saúde do município. Após a confirmação do óbito, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para os procedimentos cabíveis.

Outros casos

Uma mulher de 52 anos, com nome não divulgado, morreu no município de  PauD’Arco, a 408 km da Capital, após ser atingida por um raio quando estava debaixo de uma árvore no último dia 2.  Populares levaram a mulher, que teve parte do corpo queimado, para o Hospital Municipal.

Outra vítima de raios foi a adolescente Cleidiane Lima Rodrigues, de 14 anos, que morreu no último dia 10 após ser atingida por uma descarga elétrica enquanto estava na área de sua casa, no povoado Falcão, em Araguatins, a 601 Km de Palmas. Conforme informações de amigos da família, a descarga teria atingido a fiação do imóvel antes de atingi-la. Um tio dela e outro jovem que também estavam na área tiveram ferimentos leves causados pela descarga.

Animais

As descargas também deram prejuízos aos produtores rurais e desde o início do ano, em apenas uma fazenda de Talismã, 355 km de Palmas, 87 animais do rebanho de gado morreram após serem atingidos por tempestades com raios. Cerca de 30 animais também foram atingidos em outras fazendas do Sul do Estado.

Monitoramento e cuidados

Segundo o Mapa de Risco do Núcleo de Monitoramento de Descargas Atmosféricas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente os estados do Tocantins e Maranhão estão dentro da faixa de risco médio no Brasil, com uma previsão de entre 31 e 80 descargas por hora.

Conforme a Defesa Civil Municipal, para evitar acidentes deste tipo, a primeira coisa que a pessoa deve ter em mente é que geralmente a descarga atmosférica ocorre quando tem chuva, por isso é preciso evitar a exposição ao ar livre no momento de uma tempestade. Também deve-se evitar ficar na água, perto de equipamentos metálicos ou cerca elétrica, por exemplo. A pessoa também deve ficar longe de telefones celulares (usar somente em caso de emergência) e evitar área descampando e ainda andar a pé embaixo de rede elétrica.