Na semana que se comemora as ações para um trânsito mais seguro, três acidentes com mortes envolvendo menores de 18 anos foram registrados no Tocantins. O último ocorreu na sexta-feira, vitimando a adolescente Luiza Vitória Almeida Ferreira, de 14 anos. Segundo a Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu em Porto Nacional, a 60 km de Palmas, após o veículo capotar em uma rua do Setor Vila Nova. Ela estaria sem cinto de segurança e foi arremessada para fora do carro.

Conforme a PM, o motorista do veículo também era menor de idade e a suspeita é que ele diria em alta velocidade. Ele tem 16 anos e foi levado para a delegacia de plantão de Porto Nacional. O adolescente foi ouvido e liberado após os pais comparecerem ao local. A informação da corporação é que dentro do carro, que está apreendido e passou por perícia, estavam outros dois adolescentes. O corpo de Luiza Vitória foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) daquela cidade.

Outras duas colisões envolvendo menores no volante foram registradas em Palmas. Uma delas, que ocorreu no Setor Santa Fé, região Sul de Palmas, causou a morte de José Almir Linhas Galvão, 51 anos. A P disse que o acidente ocorreu após dois veículos capotarem. Um dos carros era conduzido por um adolescente.

Um terceiro acidente tirou a vida da cozinheira Irisneide da Silva, 32 anos, domingo passado. A PM informou que sua moto foi atingida por um carro conduzido por adolescente de 17 anos.

Orientação

A coordenadora do projeto municipal Vida no Trânsito, Marta Malheiros, destaca que é necessária mais fiscalização dos pais a respeito de menores conduzindo os veículos. “Segundo as leis de trânsito, essas pessoas não têm permissão para dirigir. Elas não têm idade para isso, até mesmo pela falta de experiência no trânsito. Isso deve ser respeitado”, menciona.

Marta também aposta que a partir do momento que a sociedade entender a gravidade de menores conduzindo veículos automotores, situações trágicas como esses três acidentes poderão ser evitadas. O número de acidentes registrados no Tocantins é alto. Dados da PM apontam que de janeiro até o dia 30 de junho 124 pessoas morreram em decorrência de acidentes no Estado.