Todos os homens tem 16% de desenvolver o câncer de próstata. Mas de acordo com pesquisas, conforme informou o urologista Adelmo Aires Negre, pacientes afrodescendentes possui 50% de chance a mais de ter a doença. Além desses fatores de risco, quem tiver parentes com a doença também possui maiores chances de desenvolver o câncer de próstata. “Um parente de primeiro grau pode aumentar duas vezes o risco de ter a doença do câncer de próstata. Então recomendamos, de uma forma geral, a partir dos 50 anos devem procurar um urologista para iniciar o rastreamento para detecção da doença, através dos exames de toque e o Antígeno Prostático Específico (PSA), que são complementares. Para os afrodescendentes ou que têm casos de câncer na família devem iniciar o rastreio a partir dos 45 anos”, completa o médico.

E a falta de cuidados com a alimentação também pode aumentar as chances de desenvolver a doença nos homens. “Em países que possui maior consumo de gordura animal na alimentação também aumenta os riscos. Em países como os Estados Unidos ou da Europa possuem maior incidência do que na população oriental”, comenta Negre, destacando que o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica também elevam a possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer.

Para incentivar os homens a procurar um médico para a prevenção da doença o urologista destaca que os pacientes precisam entender que precisam ficar mais tempo ao lado da família com saúde. “Ele tem que pensar a longo prazo, para que possa tratar o câncer de próstata no estágio inicial. Com o tratamento adequado, ele tem 90% de chance de cura”, finaliza.