A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou 746 novos casos confirmados e oito novas mortes por Covid-19 nesta quarta-feira, 12. Os números do 150º Boletim Epidemiológico mostram que o Tocantins tem 33.776 diagnósticos da doença acumulados desde o início da pandemia e 482 óbitos. 

Atualmente são 20.584 pacientes já recuperados e 12.700 estão ainda ativos, ou seja, pessoas infectadas que ainda precisam ficar em isolamento domiciliar ou hospitalar. Com registros nos 139 municípios tocantinenses a incidência da doença já chega a 2146,78 casos por 100 mil habitantes e, conforme a SES, a letalidade está em 1,42% nesta quarta com casos de mortes devido as complicações causadas pela Covid-19 em 86 cidades. 

A SES não detalha o número de curados ou ativos atuais nas cidades tocantinenses, somente o número total de infectados durante a pandemia. Entretanto nesta quarta, segundo o Boletim da SES, 64 cidades tocantinenses têm novos casos ativos registrados, com Palmas confirmado 256, Araguaína 75, Colinas do Tocantins 56, Paraíso do Tocantins 46 e Gurupi 38, além de Porto Nacional com 32. 

Esses seis municípios com mais registros nesta data são também os primeiros no ranking de mais casos acumulados no Tocantins sendo:

  1. Araguaína - 8.693
  2. Palmas - 7.634
  3. Gurupi - 1.703
  4. Porto Nacional - 1.423
  5. Colinas do Tocantins - 1.050
  6. Paraíso do Tocantins – 961

Mortes

Ainda nesta quarta-feira, o Boletim Estadual confirmou oito novas mortes pela Covid-19 no Estado. Todas em homens com mais de 59 anos. Confira: 

  1. Homem de 61 anos, residente de Ponte Alta do Bom Jesus. 
  2. Homem de 60 anos, residente de Porto Nacional. 
  3. Homem de 59 anos, residente de Paraíso do Tocantins. Comorbidades: diabetes e hipertensão.
  4. Homem de 73 anos, residente de Figueirópolis. 
  5. Homem de 82 anos, residente de Porto Nacional. Comorbidades: diabetes e em tratamento de câncer. 
  6. Homem de 73 anos, residente de Araguaína. 
  7. Homem de 65 anos, residente de Cristalândia. Comorbidades: doença renal. 
  8. Homem de 56 anos, residente de Araguanã. Comorbidades: fibrose cística. 

Alerta 

Devido ao crescimento alto dos casos em algumas localidades, inclusive na Capital, que cada dia o número se aproxima mais de Araguaína, a cidade que desde o início da pandemia mantinha a primeira posição no ranking, a Saúde de Palmas relembrou quais os  cuidados para evitar o contágio com à Covid-19. 

O alerta em Palmas é total e alguns hábitos de cuidado e prevenção que estão sendo deixados de lado por parte da população. Para a médica e especialista em Saúde da Família e Comunidade, Patrícia Póvoa, que atua na linha de frente do cuidado com as pessoas contaminadas, é fundamental continuar seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Segundo a especialista não é o momento de baixar a guarda em relação aos cuidados básicos como uso da máscara ao sair de casa, higienização dos materiais utilizados no ambiente de trabalho - já que transmissão pode ocorrer de forma direta ou devido a superfícies contaminadas -. “É fundamental que todos os itens que compõem as estações de trabalho sejam higienizados regularmente com o auxílio de um pano, álcool ou desinfetante”, reforçou por meio da Saúde Municipal. Além disso, a lavagem correta e constante das mãos também é essencial: “a higienização das mãos com água e sabão é tão indicada quanto eficiente. Deve ser feita sempre que houver essa possibilidade”.