O 581º Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins registra mais 188 novos casos confirmados em 30 municípios e cinco mortes em duas cidades. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) são os contabilizados nesta quinta-feira, 21, com base nos números enviados pelas administrações municipais no sistema. 

Conforme a SES, com esses novos registros, são 227.324 diagnósticos positivos para a doença acumulados no Estado e 3.851 óbitos, desde o início da pandemia, em março do ano passado. Todas as 139 cidades já tiveram ou ainda têm pessoas infectadas com a doença, e 136 registraram mortes de moradores devido às complicações da doença. 

Ainda dos números do Boletim da SES, nesta quinta-feira são 222.828 infectados que estão recuperados e outros 645 pacientes ainda ativos, em isolamento domiciliar ou hospitalar. Ao longo desse período, o Tocantins teve 691.136 pessoas notificadas da suspeita de infecção pela Covid-19. 

Novos registros

Nesta quinta, dos 188 novos casos, 114 foram detectados por RT-PCR, 20 por sorologia e 54 por testes rápidos. Entre esses novos infectados, 35 foram nas últimas 24 horas. O restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados inseridos no sistema nesta quarta-feira, 20.

As cidades com pessoas infectadas são Palmas, Dianópolis, Tocantinópolis, Araguaína, Itaguatins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Buriti do Tocantins, Gurupi, Colinas do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Araguacema, Brejinho de Nazaré, Ananás, Araguatins, Arapoema, Cariri do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Lagoa da Confusão, Maurilândia do Tocantins, Miracema do Tocantins, Aurora do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins, Dueré, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Miranorte, Palmeirópolis e Santa rosa do Tocantins. 

Nesta data, o Estado também confirmou cinco mortes ocorridas entre junho e outubro em decorrência da doença. Os casos são de quatro moradores de Palmas e um de Filadélfia, que era um homem de 66 anos com doença cardíaca crônica. Ele foi a morte registrada neste mês.

Já os casos de residentes da Capital, as mortes, haviam ocorrido ainda em junho, e eram pacientes que estavam internados em hospitais particulares. Os casos são de duas mulheres, uma de 59 anos com diabetes e outra de 69 anos sem comorbidade relatada. As outras duas mortes são de homens de 56 anos e 76 anos, esse segundo com neoplasia maligna de próstata.